DÚVIDAS FREQUENTES

SELECIONAMOS  OS PRINCIPAIS QUESTIONAMENTOS FEITOS POR NOSSOS CLIENTES PARA ESCLARECER TUDO PRA VOCÊ NESSA PÁGINA, SE AINDA ASSIM CONTINUAR EM DÚVIDA, NÃO EXITE EM ENTRAR EM CONTATO CONOSCO!


Escolha a categoria e a dúvida abaixo:

DÚVIDAS DE AQUECEDORES A GÁS

O AQUECEDOR A GÁS É PERIGOSO?

O aquecedor a gás é um equipamento extremamente seguro, pois conta com alta tecnologia e diversos dispositivos de segurança interligados.

O problema geralmente está na instalação do aquecedor de água a gás, que muitas vezes é executada por pessoas que não são especialistas no segmento, como encanadores, eletricistas e curiosos se aventurando a instalar um aquecedor a gás.

Por não conhecerem adequadamente o equipamento e suas normas de segurança acabam instalando de forma incorreta, perdendo a garantia do produto e colocando o consumidor em risco.

E muitas vezes isso acaba saindo mais caro do que instalar com uma empresa especializada.

Portanto é imprescindível que a instalação e a manutenção do seu aquecedor a gás sejam executadas por uma Assistência Técnica Autorizada, assim você e sua família poderão desfrutar de todo o conforto e segurança que o seu aquecedor a gás pode proporcionar!

TODOS OS AQUECEDORES A GÁS SÃO IGUAIS?

Não. Existe aquecedor a gás mecânico e aquecedor a gás digital (conhecidos também como aquecedor a gás eletrônico). Ainda existem os aquecedores de acumulação a gás (popularmente conhecidos como boiler a gás).

Cada aquecedor possui suas vantagens e desvantagens, capacidade e potência especifica, que varia de acordo com seu tipo, marca e modelo.
A escolha do aquecedor ideal vai depender da necessidade de cada pessoa e das características do imóvel onde será instalado o aquecedor.

O AQUECEDOR A GÁS PODE SER INSTALADO DENTRO DE BANHEIRO?

NÃO! A norma NBR 13.103 proíbe a instalação de aquecedores a gás comuns dentro de um banheiro ou qualquer ambiente que não possua ventilação permanente.

Instalar um aquecedor a gás em um ambiente sem ventilação permanente como o banheiro é extremamente perigoso a saúde de seus usuários, podendo levar inclusive ao óbito.

No entanto existe uma exceção: um tipo de aquecedor a gás especifico e desenvolvido especialmente para este tipo de ambiente, denominado de “Aquecedor de Fluxo Balanceado”.

Por ser hermeticamente isolado, ele não consome o oxigênio do ambiente para realizar a combustão e joga todo o gás queimado para fora do ambiente, tornando-se absolutamente seguro e de acordo com a norma NBR 13.103.

SENTIR CHEIRO DE GÁS É NORMAL?

Se você sente este cheiro somente quando o aquecedor está ligado, é possível que o gás queimado esteja retornando para dentro do imóvel.

Chaminés mal instaladas, dutos furados ou mal fixados, aquecedor a gás desregulado, etc. Todos esses fatores podem acarretar no retorno do gás queimado para sua residência.

Em todos os casos, chame uma assistência técnica autorizada para realizar a manutenção do seu aquecedor.

Lembrando que todos os fabricantes recomendam que pelo menos uma vez por ano seja efetuada a manutenção preventiva do seu aquecedor a gás. Assim você evita problemas como os citados acima, garantindo maior segurança e aumento da vida útil do seu aquecedor.

Mas no caso de você sentir cheiro de gás constantemente, mesmo que o aquecedor esteja desligado, com certeza você possui um vazamento de gás.

Neste caso feche o registro geral de gás e chame uma assistência técnica autorizada ou a empresa fornecedora de gás.

Este vazamento pode ser no aquecedor a gás, secadora de roupas a gás, fogão, forno ou qualquer outro equipamento que esteja interligado na rede de gás e precisa ser sanado imediatamente.


É POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO DE BOTIJÃO DE COZINHA COM QUALQUER AQUECEDOR?

Não. Somente os aquecedores do tipo GLP podem usar esse tipo de gás. Porém deve ser dimensionado a quantidade de cilindros de acordo com a potência do aquecedor a gás que será instalado para que não haja eventual congelamento do gás.

Por uma questão de autonomia é usual e recomendado que se utilize P45. A interligação dos cilindros de gás sempre devem ser realizadas por profissionais especializados e com material adequado.

O AQUECEDOR A GÁS DIGITAL INDICA QUANDO OCORRE ALGUMA FALHA?

Sim. Todos os aquecedores a gás digitais (também conhecidos como aquecedor a gás eletrônico) possuem sistema inteligente de autodiagnostico, onde toda e qualquer falha é detectada eletronicamente e indicada no display digital do aquecedor a gás através de um código de erro.

Com este código, basta ligar a assistência técnica autorizada e dizer qual é o código. Desta forma os profissionais da área saberão exatamente qual o problema do seu aquecedor, com a possibilidade de até resolve-lo através de uma orientação por telefone.


SE NÃO TIVER ENERGIA ELÉTRICA, O AQUECEDOR FUNCIONA?

Depende do aquecedor. Se for aquecedor a gás mecânico e de exaustão natural ele funcionará apenas com pilhas, dispensando o uso de tomadas elétricas.

Agora se seu aquecedor a gás for digital, ou de exaustão forçada, ele necessariamente precisará ser ligado a uma tomada elétrica para funcionar.

Mas existe uma solução simples que é a instalação de um no-break (com onda senoidal).

Se desejar saber mais sobre no-break entre em contato com um dos nossos vendedores.

PARA QUE SERVE O CONTROLE ELETRÔNICO?

No controle eletrônico, ou display digital como também é conhecido, você pode controlar a temperatura exata de saída da água do aquecedor a gás.

Essa temperatura pode variar de 32° a 75°C dependendo da marca e modelo do aquecedor.

Além disso o controle também serve para indicar o tipo de defeito em caso de falha. Ajuda bastante ter o código de erro em mãos na hora de entrar em contato com uma assistência técnica autorizada.

QUAL A PRESSÃO IDEAL PARA O FUNCIONAMENTO DO AQUECEDOR ?

A pressão mínima para os aquecedores entrarem em funcionamento vária aproximadamente de 3 a 7 m.c.a. dependendo da marca e modelo do aquecedor a gás, o que não significa que o funcionamento seja satisfatório.

A pressão ideal recomendada deve ser acima de 10, 15 m.c.a. dependendo do equipamento e gosto pessoal do cliente.


DÚVIDAS DE AQUECEDORES SOLARES

COMO É REALIZADO O AQUECIMENTO QUANDO ESTÁ CHOVENDO OU NUBLADO?

Quando a insolação não for suficiente para o aquecimento da água, o sistema de apoio elétrico ou a gás deve ser acionado.
Se você adquirir o Controlador Eletrônico, pode programar o horário que deseja água quente para o seu banho com toda comodidade e economia: o controlador só aciona o sistema de apoio quando realmente necessário e de forma automática: não é preciso ligá-lo manualmente.

QUAL É A TEMPERATURA MÁXIMA DA ÁGUA COM O SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR?

Com o uso do aquecedor solar, a temperatura da água dependerá de fatores como região, tecnologia, equipamento instalado e condições climáticas. A temperatura máxima pode chegar a 90 °C.
De forma geral, a temperatura produzida pelo sistema solar estará acima da ideal para uso, sendo necessário o uso de misturadores de água fria para obter a temperatura desejada.

A ÁGUA PERMANECE AQUECIDA DURANTE A NOITE OU QUANDO NÃO HOUVER INSOLAÇÃO?

Os reservatórios térmicos foram projetados para oferecer os menores índices de perda de energia, garantindo água quente por muito mais tempo, mesmo em períodos noturnos.
Se necessário, a temperatura poderá ser complementada através do sistema auxiliar elétrico.

QUAL O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA DO SISTEMA AUXILIAR?

O sistema auxiliar padrão possui uma resistência elétrica de potência reduzida, que varia de 1,5 kW a 3,5 kW. Em função disso, estima-se que o consumo será de no máximo 3,5 kW por hora.

O QUE FAZER QUANDO A DIREÇÃO DO TELHADO EM RELAÇÃO AO NORTE E SUA RESPECTIVA INCLINAÇÃO NÃO SÃO FAVORÁVEIS?

Recomenda-se a ampliação da área de coletores solares para compensar as possíveis perdas. A Infra possui profissionais especializados no dimensionamento do sistema de aquecimento solar. Converse com o representante e ele oferecerá a melhor solução para o seu caso.


POSSO UTILIZAR O CHUVEIRO ELÉTRICO COMO ALTERNATIVA DE AQUECIMENTO NOS DIAS DE POUCA INSOLAÇÃO?

Sim, porém vale lembrar que para evitar excessivo aumento no consumo de energia é importante utilizá-lo na posição “verão” (desligado).
O mais indicado seria o uso de chuveiros inteligentes, com controles digitais de temperatura, que evitam o desperdício, utilizando somente a energia necessária para complementar o aquecimento da água.

É POSSÍVEL UTILIZAR O AQUECEDOR SOLAR PARA AQUECER A ÁGUA DA PISCINA?

A INFRA trabalha com aquecedores que possuem coletores solares para piscina, que foram projetados para atingir sua máxima eficiência em altas vazões de água e temperaturas pouco superiores à ambiente (26 °C ~ 32 °C), condição padrão para conforto em piscinas.


O AQUECEDOR SOLAR GERA ENERGIA ELÉTRICA?

Os aquecedores solares oferecidos pela INFRA são projetados para o aquecimento direto da água e não são capazes de gerar energia elétrica. A tecnologia que utiliza o Sol para gerar energia elétrica é conhecida com fotovoltaica.
FOGÃO e COOKTOP / COIFA e ILHA

QUEM DEVO CHAMAR PARA FAZER A CONVERSÃO DO FOGÃO?

Para trabalhar com material inflamável apenas pessoas autorizadas e que entendem do assunto por isso não tente fazer sozinho ou chamar qualquer pessoas que diz que sabe fazer, pois essa atitude pode gerar um grave problema.
Por esse motivo, confie sempre em umaa pessoa especializada em realizar este tipo de procedimento, a INFRA oferece técnicos treinados e certificados.


COMO É FEITA A CONVERSÃO DO FOGÃO DE GÁS LP PARA NATURAL?

Uma das partes mais importantes da conversão do fogão de gás LP para natural são as peças que devem ser adequadas e específicas para o seu tipo de fogão. São os chamados kits de peças que são devidamente fornecidos pela INFRA, produzidas para que o gás funcione perfeitamente bem com o Gás Natural.

Nunca deve se usar um peça diferente de tentear adaptá-la para aquele modelo de fogão. Geralmente a peça a ser substituída é somente os bicos injetores.

BOTIJÃO DE GÁS OU GÁS NATURAL ENCANADO?

Os dois possuem vantagens e desvantagens, porém na hora de cozinhar praticamente não irá sentir diferença. O máximo que pode ocorrer é você notar alguma diferença em relação ao tamanho das chamas, pois é necessário uma quantidade de gás natural maior que de GLP para produzir o mesmo poder calorífico.

No final, o que vale mesmo são as suas necessidades e disponibilidades, considere todos os aspectos, desde a instalação até o custo em longo prazo, a empresa que irá prestar sua assistência técnica, atendimento, para que você possa fazer a melhor escolha.
A conversão do fogão de gás LP para natural é sempre uma opção a ser analisada e levada em consideração.

COIFA DE PAREDE E COIFA DE ILHA, QUAL A DIFERENÇA?

A coifa de parede, como o nome já mostra, é a mais indicada para aquelas cozinhas que possuem um projeto mais tradicional, com o fogão ou cooktop encostado na parede.

Já a coifa de ilha é utilizada em cozinhas em formato de ilha, como as cozinhas gourmet, em que o fogão ou cooktop fica posicionado em uma bancada centralizada no ambiente.

AR DA COZINHA LIMPO, SEM ODORES, FUMAÇA E GORDURA, COMO FAZER?

Recomendamos ligar a coifa pelo menos 05 minutos antes de iniciar o cozimento, e desligá-la somente 10 minutos após o término do cozimento. Isso garante uma cozinha livre de todos esses males.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS FILTROS METÁLICOS E OS FILTROS DE CARVÃO DA COIFA?

Filtros metálicos:
Os filtros metálicos têm como função reter as partículas de gordura em suspensão e devem ser retirados e lavados uma vez por mês com detergentes não agressivos.

Filtros de carvão ativo:
Estão presentes na coifas com função depurador, onde não há saída por duto para fora do ambiente. Ele retém os odores desagradáveis produzidos durante a preparação de alimentos.

Conheça um pouco mais em nossos canais:

    

Faça um orçamento